A Respiração Oral na Infância
18/06/2009 17:13:33
Qual a função do nariz?
O nariz filtra, aquece e umidifica o ar que é inspirado para que ele chegue ao pulmão preparado, ou seja, ele funciona como uma proteção da via aérea além da sua função de olfato.
Quando o nariz está trancado, ou obstruído a criança tem que abrir a boca para respirar.Se isto durar pouco tempo não há maiores problemas, já quando o problema persiste chamamos esta criança de RESPIRADOR ORAL. Como o nariz está bloqueado e não realiza sua função de proteger a via aérea há conseqüências que em curto prazo são um maior número de otites, faringites, amigdalites, sinusites e crises de asma. Persistindo por um período ainda maior as conseqüências são importantes: o sono é agitado e não permite descanso adequado, assim o respirador oral sente-se cansado durante o dia, tem dificuldades para aprendizagem e torna-se uma criança inquieta; há dificuldade para alimentação, pois ela tem que parar a todo instante para respirar, podendo ter déficit de crescimento. Por fim ocorrem alterações no crescimento da face, na posição dos dentes e na fala são as alterações onde o tratamento posterior é mais difícil e complicado.
Quais são os sintomas do respirador oral?
• Roncos e respiração pela boca são os sintomas mais comuns e que podem ser percebidos mais facilmente à noite. Nos casos mais graves ocorrem paradas respiratórias,a apnéia do sono.que tal aqui a figura de uma criança roncando?e com a boca aberta??
• A criança come e respira pela boca,mastiga pouco,então se alimenta mal e não gosta de sólidos.
• A face fica mais estreita e alongada,o céu da boca fica alto e pode haver vários tipos de má oclusão dos dentes.
• Acumula saliva,cuspindo ao falar ou babando
• Quando fala coloca a língua para fora da boca e/ou com dificuldade para pronunciar algumas letras
Quais são as causas da respiração oral?
As causas mais freqüentes na infância são:
• RINITES: Entre as rinites crônicas a mais frequente causadora de obstrução nasal é a rinite alérgica.Além do nariz entupido pode haver crises de espirro, coceira nasal ou ocular e secreção aquosa- "estou constantemente resfriado".A rinite faz com que as conchas ou cornetos nasais aumentem de volume e desta forma obstruam o nariz.Dependendo dos sintomas a rinite possui tratamento com medicações, vacinas e em alguns casos até tratamento cirúrgico.
• A HIPERTROFIA DA ADENÓIDE, conhecida popularmente como " carne esponjosa" é o aumento exagerado de uma estrutura que fica logo atrás da cavidade nasal(vide ilustração), ela existe em todas as crianças mas quando está muito aumentada o tratamento é cirúrgico e pode ser realizado em qualquer idade.
• Em nível da garganta a causa mais comum de obstáculo à passagem de ar nas crianças é o AUMENTO DAS AMÍGDALAS PALATINAS e quando elas estão muito aumentadas o tratamento é a cirurgia, que pode ser realizada com a cirurgia da adenóide quando o problema acometer as duas estruturas.
• O DESVIO DO SEPTO NASAL, estrutura que divide o nariz em cavidade nasal direita e esquerda pode ser de origem traumática(pancada, bolada) ou por crescer torto.Geralmente os desvios são leves e não precisam de tratamento, mas quando o desvio é severo pode haver necessidade de cirurgia.
O QUE ACONTECE SE NÃO TRATARMOS ESTE PROBLEMA?
A respiração oral afeta principalmente o crescimento da face, alterando a ação dos músculos faciais, dos maxilares e da língua. A língua que normalmente fica no céu da boca passa a se posicionar no assoalho bucal para permitir a passagem do ar e os demais músculos sofrem uma contração anormal que vai lentamente deformando os ossos da face e os maxilares, o que altera a posição dos dentes podendo gerar má oclusão dentária. Quanto mais cedo ocorrer o início da respiração oral, maiores serão estas alterações.A ortodontia é responsável pela correção das alterações dentofaciais e não há limite de idade para este tratamento. O problema muscular é corrigido com o tratamento fonoaudiológico e a causa da respiração oral (fator obstrutivo) deve ser tratada por médicos alergologistas e otorrinolaringologistas.
O tratamento do respirador oral deve ser realizado por uma equipe de profissionais atuando em conjunto para que todos os fatores relacionados à respiração oral sejam corrigidos e a criança possa crescer e se desenvolver normalmente.
Equipe do Instituto da Criança que realiza o tratamento do Respirador Oral:
Dra. Karin Dal´Vesco - Otorrinolaringologia - CRM: 15800
Dra. Karen Harumi Uchimura - Otorrinolaringologia - CRM: 15289
Dra. Geórgia Morgenstern Milani- Alergologia e Imunologia - CRM:14460
Dr. Herberto Chong Neto - Alergologia e Imunologia - CRM:15903
Dra. Eva D. Agulham - Odontopediatria - CRO: 4340
Dra. Rosélia T. Petrucci- Fonoaudiologia - CRF:
Quer marcar uma consulta?
Rua Lourival Portella Natel, 164 - Portão
Curitiba - PR - 80610-250.
2ª à 6ª das 08:00 às 22:00
Sábados e domingos das 08:00 às 20:00
*Não abrimos nos feriados
É facil e rápido